Análise do Acervo da Biblioteca do Campus IV da UNEAL no Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Auditoria.
Resumo
A auditoria consiste no exame sistemático de transações, procedimentos, operações e demonstrações financeiras. Este estudo analisa de que forma o acervo da biblioteca do Campus IV da UNEAL contribui para o ensino e a aprendizagem da disciplina de Auditoria, verificando sua conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso e o nível de conhecimento dos estudantes sobre os recursos disponíveis. A pesquisa, descritiva e quantitativa, utilizou questionários aplicados aos alunos. Os resultados indicam baixo uso da biblioteca, inclusive entre os estudantes da própria disciplina, muitos dos quais desconhecem a existência de um acervo específico de auditoria. Essa lacuna sugere uma desconexão entre os materiais disponíveis e a prática acadêmica, além de incertezas quanto à atualização e pertinência das obras. Apesar de a biblioteca oferecer um ambiente climatizado, organizado e com apoio de profissionais em todos os turnos, a adesão estudantil permanece reduzida. Um ponto recorrente nas respostas é a preferência por livros em formato digital, que facilitariam o acesso e eliminariam preocupações com prazos ou danos ao material físico. O estudo evidencia a necessidade de estratégias que aproximem os alunos dos recursos acadêmicos e fortaleçam o uso da biblioteca como ferramenta essencial ao processo de aprendizagem.
Referências
Amaral, L. S. S., & Bertegani, M. C. (2018). A importância da auditoria interna nas organizações. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 33(65), 45–58. Disponível em: http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/91. Acesso em: 12 abr. 2024.
Attie, W. (2018). Auditoria: Conceitos e aplicações (7. ed.). Atlas.
Conselho Federal de Contabilidade. (2003). Resolução CFC nº 986/03: Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna. Disponível em: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2018/04/4_Publicacao_Auditoria_Interna.pdf. Acesso em: 25 jun. 2024
Lajoso, P. G. (2005). A importância da Auditoria Interna para a Gestão de Topo. Revista de Auditoria Interna, 19, 10–12. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/53501140/A-IMPORTANCIA-DA-AUDITORIA-INTERNA-PARA-A-GESTAO-1. Acesso em: 15 jun. 2024.
Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada (6. ed.). Bookman.
Marques de Almeida, J. J. (1998). Auditoria: Uma abordagem actual. Jornal do Técnico de Contas e da Empresa, 392.
Meu Contador Online. (2024). Breve história da contabilidade. https://www.meucontadoronline.com.br/blog/breve-historia-da-contabilidade/. Acesso: 07 abr. 2024.
Monteiro, A. M. D. (2015). A avaliação do sistema de controlo interno: O contributo do auditor externo e o seu papel na gestão empresarial (Dissertação de mestrado). Faculdade de Economia do Porto. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/. Acesso em 14 abr. 2024
Peleias, I. R., & Bacci, J. (2004). Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. Revista Administração Online – FECAP, 5(3), 39–54. http://www.fecap.br/adm_online/art0503/art5034.pdf. Acesso em: 05 mai 2024.
Pinto, K. P., et al. (2021). Auditoria externa como ferramenta de melhoria na gestão empresarial do setor financeiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 4, 153–176. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br. Acesso em: 10 mai 2024.
Roesch, S. M. A. (2012). Projetos de estágio e de pesquisa em administração: Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. Atlas.
Sá, A. L. (1998). Curso de auditoria (8. ed. rev., ampl. e atual.). Atlas.
Santos, M. V., & Vier, A. J. (2014). A importância da auditoria interna na contribuição da gestão dos negócios. Revista Eletrônica de Ciências Contábeis, 4, 139–164. Disponível em: https://revistas.univem.edu.br. Acesso em: 25 mai. 2024
Teixeira, M. de F. (2006). O contributo da auditoria interna para uma gestão eficaz (Dissertação de mestrado). Universidade Aberta. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt. Acesso em: 30 mai. 2024
Tribunal de Contas Europeu. (1998). Linhas directrizes europeias relativas à aplicação das normas de auditoria da INTOSAI. https://www.eca.europa.eu/lists/ecadocuments/guidelines/guidelines_pt.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.
Uhl, F., & Fernandes, J. T. F. S. (1974). Auditoria interna (2. ed.). Instituto de Auditores Internos do Brasil/Atlas.
Willich, J. (2022). O que é auditoria, quais são os tipos e como funciona. Produtivo. https://www.produttivo.com.br/blog/o-que-e-auditoria/. Acesso em 03 jun. 2024.
Copyright (c) 2025 Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.







.png)